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Nos últimos anos, observamos o crescimento do uso de um novo termo na língua portuguesa, o empreendedorismo. Conforme o Sebrae, o conceito trata-se da “capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”. Assim, uma pessoa empreendedora é aquela com a habilidade de analisar os mercados e identificar perturbações que geram diferentes demandas dos consumidores e, consequentemente, oportunidades de criar um negócio, projeto ou movimento que impulsiona transformações e gera efeitos positivos e benevolentes na sociedade. Para mais, o conceito também significa inovação e criatividade para suprir as necessidades e expectativas dos mercados já existentes, desse modo, ao propor soluções para os problemas das pessoas, das empresas e da sociedade, acaba propiciando um grande desenvolvimento.
Mais à frente, é comum que as pessoas que seguem esse caminho tenham algumas dificuldades iniciais em relação às demandas técnicas e práticas que o processo de empreender exige, por isso, viemos aqui trazer algumas dicas para ajudá-los. Uma das primeiras questões é organizar a sua rotina de trabalho. Liste e ordene suas tarefas, por exemplo: organizar a agenda; organizar o fluxo de caixa; e pensar nas estratégias de marketing. Em relação ao primeiro item, é crucial ter uma organização bem-feita e detalhada da agenda. Sendo assim, experimente um planejamento semanal, onde as prioridades são as tarefas mais importantes e complicadas, por exemplo, reuniões com clientes e visitas aos fornecedores. Isso pode ser feito no papel ou de forma on-line, escolha a ferramenta de sua preferência e que te traga mais proveitos. Desse modo, realizando as tarefas mais difíceis no início para garantir disposição e raciocínio lógico para as outras atividades.
Enquanto o segundo item, o setor financeiro de um negócio é o coração dele, pois é ele que possibilita o desenvolvimento do projeto. Para organizar o fluxo de caixa, são necessários três passos fundamentais. O primeiro é verificar se existe alguma dívida em aberto, e se sim, analisar sua situação, seu valor total e quais são as possibilidades para resolver a questão. Priorize as dívidas de maior valor e trace estratégias de negociações para reorganizar o seu fluxo de caixa. O segundo passo é ter conhecimento das saídas, ou seja, listar e organizar os gastos e despesas (como conta de água, luz, aluguel, fornecedores etc.) e o prazo de vencimento das contas. Por fim, o terceiro passo é ter controle sobre a entrada de receitas. Isso é muito importante, sobretudo em relação a prazo de pagamentos de clientes, percepção dos produtos e/ou serviços vendidos e outros lançamentos previstos para receber. Dessa forma, tendo noção de suas obrigações, como as dívidas e despesas, é possível conciliá-las com suas receitas e garantir o bom funcionamento do seu fluxo de caixa. Para ajudar e facilitar nesse processo, é recomendável utilizar ferramentas de trabalho, como o Excel, onde é possível criar planilhas, usar fórmulas matemáticas e fazer gráficos, assim, permitindo criar uma estrutura elaborada e detalhada que permita a compreensão da situação do fluxo de caixa. Em vista disso, a organização do fluxo de caixa proporciona diversos benefícios como controle, estabilidade, previsibilidade e, principalmente, permite tomar as melhores decisões para o negócio com conhecimento da sua situação financeira.
Por fim, o último item é o planejamento de marketing, um setor de extrema importância, pois é responsável pelo elo entre o negócio e o seu público, além do processo de conquista e fidelização dos clientes. Questões como logomarca, identidade visual, campanhas, aumento nas vendas e construção de boas relações são da alçada desse departamento. Um bom planejamento de marketing permite um destaque dos produtos e serviços no mercado, desse modo, chamando a atenção do público e desenvolvendo o empreendimento. Assim, por exemplo, na hora da criação das artes, como a logomarca e campanhas, crie algo chamativo e atrativo, que desperta interesse nos consumidores. Para isto, recomendamos o uso do Canva, uma ferramenta de design gráfico que possibilita a criação de diversas artes em vários modelos, templates e recursos para ajudar no seu negócio.
Essas foram algumas dicas básicas fundamentais para te ajudar na criação e nos primeiros passos do seu empreendimento. Continue acompanhando nosso blog, postagens e redes sociais para ficar por dentro dessas e outras dicas e novidades que poderão ser de grande ajuda no seu negócio.